9 de Julho

Principal avenida de Fátima do Sul

HIST2

 

AVENIDA 9 DE JULHO

 

Na história de Fátima do Sul, entre os anos de 40 e 50 do século XX existiam apenas “trieiros” que ligava a cidade de Dourados. Um deles recebeu mais tarde o nome de Avenida Nove de Julho a porta de entrada de nossa cidade. Na Avenida 9 de Julho muitos fatos importantes aconteceram e ainda acontecem. Talvez um dos mais importantes fosse o ocorrido que acabou dando origem ao nome desta avenida. A Administração da Colônia não admitia qualquer possibilidade de ocupação da margem esquerda do rio. Tinha projetos para a instalação de cidade mais ao centro onde hoje se localiza Gloria de Dourados.

Na madrugada do dia 9 de Julho de 1954 uma sexta feira, cerca de 450 pessoas romperam a barreira que os separavam e se alojaram onde hoje se situa o centro de Fátima do Sul , entre  as ruas  Rio Dourado e Campo Grande.Demarcaram terrenos e os ofereciam aos que dispunham construir suas casas em 90 dias.Em pouco tempo a nova comunidade estava formada, NASCIA  ASSIM,FATIMA DO SUL. Antes deste acontecimento Barranca, Porto Ubatuba, tinha suas casinhas de pau a pique entre o atual bairro Brasilândia e Nossa Senhora dos navegantes.

A Avenida é muito importante por se tratar de uma das primeiras, no inicio havia muitos bolichos,pequenos armazéns de secos e molhados, máquina de Arroz, Pensões que muito contribuiu para o crescimento de nossa cidade, é tida como Avenida Principal, é nela que estão praticamente todo o comércio, praça, correios e Agências Bancárias.

Ao longo desta avenida tem-se registro de momentos e fatos importantes da história como: comícios, desfiles cívicos, Maratona do Fogo e a uma década o Fátima Folia (carnaval de rua) onde tem atraído muitos moradores e turistas do estado inteiro.

A Avenida 9 de julho que e a BR 376 desde a sua  criação passou por muitas transformações como : Anel Viário, asfalto, postes de madeira, gerador de energia, coreto na praça, com rotatórias,  sem rotatórias , canteiro, com floreiras, sem canteiros e sem floreiras Ela tem pouca extensão, pois começa no bairro  Brasilândia e vai até a rotatória saída para Vicentina.

Assim como todo povo tem sua história, a Avenida Nove de Julho tem a sua, construída pelas pessoas ou grupos que aqui vivendo deixaram de alguma forma a sua contribuição.

 

 

 

Visualizar no Google Maps