Rua José Cesário dos Santos

20160227_163006

Fonte: acervo de José Cesário dos Santos Filho.

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 653, de 8 de julho de 1993, em substituição a antiga denominação Rua “D”, homologada pelo prefeito Hermindo de David (PFL).

José Cesário dos Santos nasceu no dia 28 de dezembro de 1921, na cidade de Santa Cruz, estado de Pernambuco. No ano de 1938, aos 17 anos de idade foi embora para a cidade de São Paulo, onde passou a residir no bairro do Brás. Naquela cidade ele trabalhou em diversas funções, entre elas como descarregador de lenha transportado em trens, na empresa QUIMBRASIL (Química Indústria Brasileira S/A), entre outubro de 1945 e agosto de 1946.

José Cesário trabalhava e a parte do que ganhava enviava a seu pai, que residia no Pernambuco. Em São Paulo se casou com Maria Nilda Alves Morais com quem teve 4 filhos. Mais tarde montou um restaurante no bairro do Belenzinho, onde atuou até o ano de 1955.

Naquele ano ao ficar sabendo da doação de terras pelo governo Getúlio Vargas para a formação da CAND, ele, juntamente com seus irmãos que ainda habitavam o Nordeste, vieram para esta cidade no dia 26 de janeiro de 1956. A viagem num caminhão pau-de-arara foi uma verdadeira aventura, pois vieram desbravar um local totalmente desconhecido, como contou José Cesário dos Santos Filho.

Ao chegar aqui, José Cesário adquiriu um sítio na linha do Proteirito, primeira zona. Lá plantava alimentos para o sustento da família, como milho, arroz, feijão, abóbora, entre outros gêneros alimentícios. Mais tarde passou a produzir para venda.

Em 1960 vendeu o sítio e comprou uma casa na Vila Barbosa, atual Vila Nossa Senhora dos Navegantes, onde fundou a Casa Jacaré, um bolicho onde se vendia de tudo (secos e molhados). Ele ficou neste bairro até fevereiro de 1986, quando passou a sofrer de uma trombose na perna.

Em decorrência da doença, ele fechou o comércio para cuidar da saúde. José Cesário dos Santos faleceu no dia 22 de abril de 1992, aos 71 anos de idade.