Rua Emílio Valota

 

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 404, de 9 de março de 1982, homologada pelo prefeito Samir Chafik Garib (PDS).

Emílio Valota nasceu em 1921, na cidade de Igaraí, estado de São Paulo. Veio para a então Vila Brasil no ano de 1956. Segundo Hermes Basso Valota, seu filho, quando Emílio chegou a esta localidade começou a trabalhar como rachador de aroeira. Mais tarde comprou um caminhão e juntamente com 6 amigos começou a levar galinhas e ovos para serem vendidos em Campo Grande. 3 anos depois, Emílio abriu um açougue na cidade, conhecido como “Açougue do Seu Emílio”, localizado próximo a atual Farmácia Santa Luzia, na Avenida 9 de julho.

Emílio Valota faleceu jovem, aos 44 anos de idade, vítima de câncer. Casado como Diolinda Valota, tiveram 7 filhos, 6 homens e 1 mulher. Parte de seus filhos até hoje possuem comércio na cidade de Fátima do Sul: Hermes Valota (Constru-Hermes), vereador entre 1993 e 2004, Agustinho Valota (in memorian/Esporte Valota Calçados), um dos importantes incentivadores do esporte nesta cidade, e Gilberto Valota (Presentes Valota).