Rua Astrogildo César Leal

 

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 1097, de 27 de junho de 2012, em substituição a antiga denominação Rua Equador, homologada pela prefeita Ilda Machado (PR).

Astrogildo Cezar Leal nasceu em Sabueiro, estado do Ceará, no dia 28 de outubro de 1924. Aos 13 anos saiu de casa e veio só para as terras que hoje é o município de Fátima do Sul, onde chegou na década de 1950. Em 1955 casou-se com Maria José e passou a habitar a região da linha do Guassu. Com Maria José quem teve 11 filhos, 10 homens e 1 mulher. Astrogildo trabalhou na abertura e marcação dos lotes e das primeiras “picadas”, as quais serviam como estradas por aqui. Astrogildo chegou a ir para Valparaíso, São Paulo, devido à situação econômica esta difícil por aqui, mas voltou pouco mais de 1 ano depois.

Após retornar para Vila Brasil, Astrogildo Leal iniciou seu trabalho como tropeiro de gado e passou a viajar por várias partes do estado de Mato Grosso. Em 1998, Astrogildo teve uma surpresa em sua vida, o reencontro com seu irmão Cesar Leal, escritor e professor universitário em Pernambuco, o qual não via há mais de 50 anos. O encontro se deu ao acaso, pois o poeta Cesar Leal havia sido convidado para proferir uma palestra na Faculdade Integrada de Fátima do Sul (FIFASUL) e acabou descobrindo que seu irmão morava por aqui.

Em 2012, Astrogildo Leal faleceu aos 88 anos de idade. Deixou filhos, netos e a esposa Maria José. Seus filhos até hoje moram em Fátima do Sul.