Aécio de Féo Flora

Autor do Hino de Fátima do Sul (letra e música)

Aécio de Féo Flora nasceu em Tietê (SP) em 10/10/1915.

Filho de Luiz Gonzaga Flora e Carmelita de Féo Flora, autodidata, tendo cursado apenas o 1º grau,desde cedo mostrou sua inclinação para a arte, começando a estudar música quando tinha seis anos de idade, com seu tio Benedicto Flora, que era o Maestro da Banda Lyra Tieteense.

Com o tempo foi experimentando novos desafios e instrumentos musicais de sopro. Primeiramente a flauta e mais tarde trombone e bombardino, no qual se notabilizou.

Aos dezessete anos já substituía o tio Benedito na regência da banda e aos dezoito, com o falecimento do tio, assumiu em definitivo a corporação musical, que dirigiu até o ano de 1940.

Foi casado com Maria Aparecida de Oliveira Flora, com quem teve quatro filhos:  Aécinho, Wagner,  João Luiz e Ângela .

Em 1960 mudou-se para a cidade de Dracena para trabalhar no ramo de restaurante e foi lá que ganhou maior notoriedade regional e estadual com a sua grande paixão, a música .

Foi um período muito fértil na criação de obras musicais, aumentando o seu repertório que trazia desde o tempo de Tietê, principalmente dobrados para banda, além da diversificação na criação de sambas, rumbas e marchas.

Em 1.964, compôs o Hino a Dracena.

Nos anos 70,iniciou e centralizou as suas atividades na carreira de professor de música, lecionando em Dracena e em outras escolas da região .

Foi poeta com a publicação de dois livros: “Alcatifa de Pétalas” e “Pétalas”.

Além do Hino a Dracena, é o autor dos hinos das seguintes cidades:

Junqueirópolis, Ouro Verde eSão Pedro, todas do interior paulista e Fátima do Sul no Mato Grosso do Sul.

Além dos confeccionados às cidades citadas, Aécio também homenageou com hinos (sempre letra e música) inúmeras escolas, entidades filantrópicas, militares, esportivas, culturais, grêmios estudantis etc. .

Faleceu 01/03/1994 na Santa Casa de Dracena.

Em retribuição aos seus préstimos, Dracena, a cidade onde viveu seus últimos 35 anos, prestou a ele as suas homenagens, denominando uma de suas ruas com o seu nome .

Também batizou o maior centro cultural da cidade como Teatro Municipal Maestro Aécio de Féo Flora .  Aécio foi membro da :

Academia Piracicabana de Letras;

Academia Cultural e Artística de Tietê;

União Brasileira de Escritores;

Movimento Poético Nacional

Clube dos Trovadores Capixabas, do Espírito Santo.

No dia em que antecede os 53 anos de Fátima do Sul a minha homenagem a Aécio de Féo Flora, até 1999 pouquíssimas pessoas cantavam o nosso hino, quando no lançamento do livro História de Fátima do Sul, convidei o prof. Claudemir Ferreira de Souza para tocar e cantar o hino na sede do Rotary Clube, anos depois o meu amigo Gilberto Então secretário de Administração homenageou Aécio de Féo Flora na sede da ACIFAS,gravou 100 Cds com vários hinos inclusive o de Fátima do Sul, que tem a voz de Claudemir Ferreira de Souza.Bem como fez a partitura do Hino.

“Resgatar a memória é essencial para que um povo se perceba como sujeito de sua própria história”