Rua Rio Dourados

image009

Rio Dourados em Fátima do Sul. Fonte: www.mscidades.com.br

O Rio Dourados tem uma importância muito grande para o município de Fátima do Sul e toda região. Ele é o responsável pelo abastecimento com água da maioria das residências e estabelecimentos comerciais. O rio pertence à sub-bacia do Rio Ivinhema e a bacia do Rio Paraná. Nasce no município de Antônio João, e percorre cerca de 370 quilômetros banhando além de Fátima do Sul, os municípios de Antônio João, Ponta Porã, Laguna Carapã, Caarapó, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Ivinhema, Deodápolis, Dourados e Itaporã.

A respeito do nome Rio Dourado ou Rio Dourados, segundo matéria do jornal Diário MS, de novembro de 2007, sempre houve uma dúvida sobre como escrever, se no singular ou plural. De acordo com a matéria, uma pesquisa realizada pelo historiador Paulo Roberto Cimó Queiroz, da UFGD, constatou por meio de documentos que se referem ao rio como Rio dos Dourados, em referência a grande quantidade de peixes da espécie dourado.

Em Fátima do Sul o Rio Dourados, além de contribuir para o abastecimento da população, é muito utilizado como área de lazer. A Orla e o Aqua Park Samir Garib sofrem influência direta do rio. Porém, a mata ciliar em algumas partes se encontra degradada pela ação humana. FALAR DA IMPORTÃNCIA NO 9 DE JULHO E DA TRAJÉDIA DO AFUNDAMENTO DO BARCO.

A Rua Rio Dourados leva este nome devido a sua proximidade com a margem direita do mesmo.