Rua Major Pedro

Major Pedro

Rua Major Pedro
Recebeu este nome em homenagem ao militar Major Pedro Henrique Cavalcanti, Pernambucano nasceu em 21 de abril de 1911, serviu o exercito e seguiu carreira militar vindo para o Mato Grosso no período de 1949 servia o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado da cidade de Ponta Porã, mas também trabalhou em Bela Vista e Campo Grande.
Casado com a Sra. Maria José Coelho Cavalcanti, o casal não teve filhos biológicos e adotaram um menino que recebeu o nome de Jose Henrique no qual teve dois filhos. (residiu ate os últimos anos em Campo Grande).
Quando iniciamos esta pesquisa fomos informados que este filho também faleceu a pesquisa fora realizada com um ex administrador de sua Fazenda o Sr: Teófilo Ayala ( pai do Gabriel- Pastel da Hora) no dia 16/02/2016 que nos relatou a história do Sr major Pedro.
Teófilo Ayala nos relatou que servia o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado da cidade de Ponta Porã, no ano de 1949, quando o major e outros 2 militares requereram junto a administração do Território de Ponta Porã terras na região da Colônia Agrícola de Dourados,no qual receberam, mas quando vieram ver as terras os outros amigos não quis as terras por ser uma mata muito densa. Major Pedro então ficou sozinho com 7.102/há, terras estas que compreendia do córrego do oculto ate o córrego são Francisco.
Neste mesmo ano Teófilo sairia do quartel, foi quando major Pedro o convidou para vir administrar estas terras, onde permaneceu nesta função de 1949 ate 1974 segundo seu administrador, o Major Pedro vinha à fazenda somente em suas férias, mas quando estava na região era uma pessoa muito generosa, trazia enfermos aos hospitais de nossa região, ou em outras situações.
Em 1974 residindo em Campo Grande o Major Pedro, veio a falecer a partir do ano seguinte o Sr Teófilo deixou de ser Administrador da fazenda e segundo ele algum tempo depois dona Maria José Coelho Cavalcanti veio falecer, estas terras foram loteadas e vendidas em pequenas propriedades. (datas/lotes)
*Entrevistado Teófilo Ayala ex administrador de Major Pedro