Manoel Cassemiro em sua propriedade rural, no ano de 1950. Fonte: acervo de Beatriz Borges.
A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 533, de 4 de outubro de 1988, em substituição a antiga denominação Avenida “B”, homologada pelo prefeito Hermindo de David (PFL).
Manoel Cassemiro Borges nasceu no dia 4 de junho de 1906 no estado da Bahia. Casou-se naquele estado com Jovelina Pereira da Silva e anos mais tarde mudou-se para a região de Marília, no estado de São Paulo. Lá Manoel e sua esposa trabalhavam na agricultura e tiveram 10 filhos.
Em 1948 ele se mudou para a Colônia Agrícola Nacional de Dourados, onde ganhou terra do governo federal, localizada na atual linha do Barreirão, próximo ao distrito de Indápolis. Juntamente com Manoel Cassemiro veio seus 6 irmãos juntamente com seus familiares.
A família Borges é uma das primeiras e das mais numerosas a residir na antiga Vila Brasil. Mais tarde os irmãos de Manoel Cassemiro ganharam lotes onde atualmente se localiza a cidade de Fátima do Sul. Em sua propriedade rural, Manoel Cassemiro e sua família trabalhavam com a produção de diversos gêneros agrícolas, como algodão, amendoim, café, cana-de-açúcar, mandioca.
Anos depois ele se mudou para a cidade, e tempos depois vendeu o sítio em que residia. Em Fátima do Sul, Manoel Cassemiro Borges foi delegado de Polícia substituto por alguns anos e depois passou a trabalhar no poço municipal, na gestão do prefeito Samir Chafik Garib, que funcionava nas imediações do que é hoje a Orla municipal.
Manoel Cassemiro Borges faleceu no dia 12 de março de 1975, após passar alguns anos de cama em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).