Rua João Camilo Ramos

João Camilo

Fonte: acervo de Zilda de Jesus.

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 653, de 8 de julho de 1993, em substituição a antiga denominação Rua “3”, homologada pelo prefeito Hermindo de David (PFL).

João Camilo Ramos nasceu em 24 de maio de 1921, em Sertãozinho, estado de Alagoas. Antes de vir para Vila Brasil morou em Rancharia com sua esposa Maria da Conceição de Oliveira, estado de São Paulo. Mais tarde veio para Vila Brasil devido aos comentários que ouvia por lá a respeito dessa região.

Ao chegar aqui em 1953, João Camilo habitou a região das margens do Rio Dourados, atual bairro Nossa Senhora dos Navegantes. Ali começou a plantar arroz, mas devido as constantes enchentes do rio, e as consequentes perdas da produção resolveu trabalhar como carroceiro e peão de boiadeiro. João Camilo fazia fretes que iam desde mudanças ao transporte de guavira. Quando atuava como peão de boiadeiro, João Camilo chegava a ficar cerca de 2 meses fora de casa.

João Camilo e Maria da Conceição tiveram 7 filhos, 4 homens e 3 mulheres. Habitou a vila Nossa Senhora dos Navegantes até seu falecimento, no ano de 1979. Faleceu aos 58 anos de idade.