Rua Santa Fertrim

 

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 653, de 8 de julho de 1993, em substituição a antiga denominação Rua ”7”, homologada pelo prefeito Hermindo de David (PFL).

Santa Fertrim de Morais nasceu no dia 4 de novembro de 1923, na cidade de Barra Bonita. Seus pais Jácomo Fertrim e Regina Fertrim eram italianos, que migraram para o Brasil e passaram a residir no estado de São Paulo.

Em Barra Bonita, Santa Fertrim se casou e teve 2 filhos. No entanto, ela ficou viúva pouco tempo depois. No segundo matrimônio, ela se casou com José Pereira de Castro. Seu esposo juntamente com outros 10 amigos, ao ouvir comentários e propagandas a respeito da distribuição de terras e das oportunidades de trabalho na Colônia Agrícola Nacional de Dourados, o que deu origem a Fátima do Sul, veio a cavalo do estado de São Paulo até aqui.

José Pereira retornou a seu estado, preparou a mudança e a família e veio para Fátima do Sul em busca de um local para morar e trabalhar. Isso ocorreu por volta de 1964. Passaram a habitar o atual Jardim Brasilândia. Aqui ela teve outros 5 filhos

Santa Fertrim se separou do esposo e passou a trabalhar na roça, com colheita e plantação, com objetivo de sustentar seus 7 filhos (3 homens e 4 mulheres). Santa Fertrim de Morais habitou o bairro por toda a vida. Faleceu no ano de 1985, aos 62 anos de idade.