Rua Campo Grande

image012

Campo Grande-MS. Fonte: www.viajeaqui.abril.com.br

Campo Grande é a capital do estado de Mato Grosso do Sul. A cidade surgiu na porção sul do antigo Mato Grosso no final do século XIX, numa época de conquista dessas terras por moradores de Minas Gerais e São Paulo. Conforme Marisa Bittar e Dante Filho (2004), Campo Grande foi fundada pelo mineiro José Antônio Pereira, em 1872. Fundado, o povoado foi batizado com o nome de Sato Antônio de Campo Grande.

O sociólogo Paulo Cabral (1999) relata que ainda é desconhecida a etnia indígena que teria sido a primeira a povoar o território do município, mas supõe que tenha sido os índios Terena, que hoje habitam municípios próximos, como Aquidauana e Sidrolândia.

No dia 26 de agosto de 1899, a Vila de Santo Antônio de Campo Grande foi emancipada por meio do Decreto número 225, assinado pelo então presidente do estado de Mato Grosso Antônio Pedro Alves de Barros. O primeiro prefeito foi Francisco Mestre, nomeado pelo presidente do estado, e governou a cidade entre 1899 e 1902.

Com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, por meio da divisão do estado de Mato Grosso, no dia 11 de outubro de 1977, Campo Grande se tornou a capital do novo estado, ou seja, cidade-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual. O então prefeito Marcelo Miranda Soares (ARENA) se tornaria o primeiro prefeito da capital. No ano de 1985, Campo Grande realizou sua primeira eleição de prefeito como capital, tendo como candidatos os seguintes nomes: Juvêncio Cesar da Fonseca (PMDB), Levy Dias (PFL), Sergio Cruz (PDT), Euclides de Oliveira (PCB), Jandir de Oliveira (PT) e Wilson Hokama (PTB). Com forte apoio do governador do estado, Wilson Barbosa Martins (PMDB), elegeu-se Juvêncio da Fonseca.

Entre as décadas de 1970 e 1990, Campo Grande se tornou destino de muitos fatimassulenses que para lá migraram em busca de melhores oportunidades de vida, principalmente, de acordo com o pesquisador Rafael Ramos da Silva (2014), após a modernização da agricultura e da introdução da monocultura da soja na região.

A Cidade Morena, como é carinhosamente conhecida, possui hoje cerca de 850 mil habitantes (Censo IBGE 2014) e é governada pelo prefeito Marcos  Trad (PSD).