Rua Weimar Gonçalves Torres

image014

Deputado Weimar Torres. Fonte: www.douradosagora.com.br

Conforme o professor Paulo Hamiltom, Weimar Gonçalves Torres nasceu em Ponta Porã, então Mato Grosso, no dia 6 de dezembro de 1922. Era filho do advogado José dos Passos Rangel Torres e de Dionísia Gonçalves Torres. Seu pai fundou em Ponta Porã, em 1924, o jornal O Progresso, que funcionou por pouco tempo.

Weimar Torres estudou no Grupo Escolar e Colégio Salesiano de Ponta Porã. Formou-se advogado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, no ano de 1947. Em 1948, voltou para Mato Grosso onde começou a trabalhar com advogado na cidade de Dourados. No ano de 1951 se casou com Adiles do Amaral.

Weimar se elegeu vereador em Dourados em 1950, pelo PSD. No dia 21 de abril de 1950 refundou o jornal que seu pai havia criado, O Progresso. Elegeu-se deputado estadual em 1962 e se mudou com a família para Cuiabá, a capital mato-grossense. Lá criou o jornal A Tribuna Liberal, que circulava de forma semanal pela capital.

No ano de 1966 se elegeu deputado federal. Faleceu em 14 de setembro de 1969 numa tragédia aérea na cidade de Londrina (PR), quando retornava de Brasília para Dourados.

Segundo pesquisa de Nilton Ponciano (2012), o deputado Weimar Torres foi autor dos projetos de lei que emancipou os municípios de Vila Brasil (atual Fátima do Sul), Glória de Dourados, Naviraí e Jateí.