Travessa Munhoz

 

A rua denominada Travessa Munhoz é uma homenagem ao agricultor de origem espanhola Manoel Aguilera Munhoz. Manoel Munhoz nasceu na cidade de Córdoba, Espanha, em 1915. Veio ainda criança com seus pais para o Brasil devido à consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) para aquele país.

Desembarcaram no porto de Santos, São Paulo, de onde foram para a cidade de Penápolis (SP) onde passaram a trabalhar na lavoura de café. Em Penápolis, Manoel Munhoz se casou com Ana Fernandes Aguilera, com quem teve 6 filhos, 3 homens e 3 mulheres.

Em 7 de setembro de 1959, Manoel chegou com a família à Vila Brasil em busca de uma vida melhor,  já que ouvia falar das boas condições de vida que a Colônia Federal oferecia. Assim que chegaram a esta cidade Manoel comprou uma chácara (uma área que abordava da atual quadra do Rotary até o hospital da SIAS. Nesta terra atuou no cultivo de milho, café, banana e produtos de subsistência, como criação de porcos e galinha.

No início dos anos 1990, Manoel Munhoz vendeu a chácara à NW Engenharia que loteou os terrenos. Munhoz, como era mais conhecido na cidade, faleceu em 1994, aos 79 anos de idade. Para homenageá-lo, a prefeitura de Fátima do Sul juntamente com a Câmara Municipal abriu uma rua e denominou-a travessa Munhoz.