Rua Padre José Pascoal Busato

image018

Fonte: acervo pessoal de Claudia Capilé.

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 268, de 9 de março de 1977, em substituição a antiga denominação Rua Rio de Janeiro, homologada pelo prefeito Samir Chafik Garib (Arena).

José Pascoal Busato nasceu no dia 12 de abril de 1925, na cidade de Sobradinho, Rio Grande do Sul. Pertencia a uma família de tradição religiosa, sendo que entre seus parentes tinham 6 irmãs religiosas. Ingressou no seminário Rainha dos Apóstolos de Vale Vêneto, em 1939. Ordenou-se em Santa Maria, em 1953. Em 1958 atuou na paróquia de Magalhães Bastos, no Rio de Janeiro. De lá foi transferido para Vila Brasil, atual Fátima do Sul, no final da década de 1950.

Nesta cidade, juntamente com o padre Amadeu Amadori, José Busato ajudou na construção da cidade, sempre lutando ao lado de causas nobres como a defesa dos menos favorecidos. Participou da luta pela emancipação de Vila Brasil e da mudança de nome para Fátima do Sul, em homenagem a padroeira da cidade, Nossa Senhora de Fátima.

Através da organização e do bom relacionamento com a sociedade fatimassulense conseguiu atender diversas pessoas com assistência social. Atuou no sentido de receber para esta cidade a ajuda governamental dos Estados Unidos, por meio do programa do presidente John Kenedy, Aliança para o Progresso, que visava distribuir remédios para os países da América Latina, com objetivo de conter o avanço das ideias socialistas/comunistas pelo continente. Fátima do Sul recebeu durante 3 anos ajuda em remédios e roupas para a população carente.

Na educação, José Pascoal Busato contribuiu na fundação do Instituto Dom Pedro II, (onde foi o primeiro diretor) escola mantida pela Igreja Católica e que oferecia ensino ginasial, técnico e normal. Ajudou também na fundação do Hospital e Maternidade Dr. Machado de Lemos, atual hospital da SIAS (Sociedade Integrada de Assistência Social).

Em meados de 1970, padre José Pascoal foi para Iporã, Paraná, continuar sua missão religiosa. Faleceu em 1976.

Por ter sido um padre muito influente entre a população fatimassulense, o religioso recebe homenagens com nome de rua em Fátima do Sul e no distrito de Culturama. Em Fátima do Sul a rua atravessa a Avenida 9 de Julho. Ao norte se encerra na igreja matriz Nossa Senhora de Fátima. Ao sul dá acesso à feira do produtor e ao hospital da SIAS, principal da cidade, hospital este que o padre ajudou a fundar. Ela se encerra ao lado da Prefeitura e do anel rodoviário.

Em Culturama também existe uma rua com essa denominação. A rua Padre José Pascoal Busato dá acesso à Escola Municipal O Pioneiro; Capela Nossa Senhora Aparecida e a Capela Mortuária Jardim das Hortências.