Avenida Benfica

image017

Rua da Freguesia de Benfica, em Lisboa, Portugal. Fonte: www.wikipedia.com.br

Benfica é uma freguesia, uma espécie de bairro da cidade de Lisboa, da capital de Portugal. A Avenida Benfica recebe esse nome em homenagem a este bairro, pois a região onde ela está localizada era um lote de terra pertencente ao senhor Antônio Vicente (1920 – 2013), o seu Antônio “português”, descendente de portugueses e um dos pioneiros de Fátima do Sul e fundador do Hotel Cantina Portuguesa.

Segundo informações colhidas com seu filho, Antônio Cesar Marques Rodrigues, o Tonico, quando seu pai vendeu os lotes e estes começaram a formar ruas resolveu homenagear o bairro de Lisboa. Benfica fica na região norte de Lisboa, possui cerca de 36.900 habitantes (2011).

Em termos de ambiente natural, o bairro tem uma grande importância para Lisboa, pois é nele que se localiza dois terços do Parque Florestal de Monsanto, considerado o “pulmão verde” da cidade. Benfica começou como uma aldeia de camponeses, e no século XV se tornou local de endereço de importantes ordens religiosas (Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio e São Sebastião). No século XIX começa a aparecer a ligação do bairro por meio de transporte público.

Atualmente, um dos destaques de Benfica é o time de futebol do bairro, o Sport Lisboa e Benfica, fundado em 28 de fevereiro de 1904.