Rua Odilo Kill

 

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 515, de 18 de novembro de 1987, homologada pelo prefeito Hermindo de David (PDS).

Odilo Kill nasceu em 1 de janeiro de 1920 em São Domingos, estado do Espírito Santo. Morou nos estados de Minas Gerais e em São Paulo. Foi soldado do Exército Brasileiro, tendo participado da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) quando o governo de Getúlio Vargas enviou para a Itália a Força Expedicionária Brasileira (FEB), em 1944.

Ao retornar da guerra voltou a morar no estado de São Paulo, onde se casou com Lucila Crist Kill, também capixaba da cidade de Santa Isabel. Com Isabel teve 10 filhos, 5 homens e 5 mulheres.

Produtor rural, Odilo Kill veio para Fátima do Sul no dia 20 de dezembro de 1976 com a família e 8 filhos, dos quais 3 já eram casados. Neste município Odilo foi um dos pioneiros no cultivo da soja e trigo. Suas propriedades se localizavam na linha do Guassu e 3 linha (2 zona). Em suas propriedades contribuiu fortemente com os funcionários da antiga EMPAER, empresa do governo de Mato Grosso do Sul que faziam mostras de cultivo de soja para outros produtores. Como a produção era manual, Odilo foi responsável pela geração de muitos empregos temporários para trabalhadores, mais conhecidos como bóias-frias.

Em 1979, Odilo Kill participou da fundação da COOVALE (Cooperativa Agropecuária Mista Vale da Esperança LTDA). Ele juntamente com a esposa Lucila teve forte atuação na Igreja Católica de Fátima do Sul.

Odilo Kill e sua esposa Lucila Crist faleceram em trágico acidente automobilístico no dia 16 de outubro de 1986, na rodovia MS-376 próximo a Vicentina.