Rua Encarnação Hidalgo Vallezzi

 

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 374, de 16 de setembro de 1980, homologada pelo prefeito Samir Chafik Garib (PDS). A denominação anterior era Rua Central.

Encarnação Hidalgo Vallezzi nasceu em Quatá, estado de São Paulo, no dia 23 de outubro de 1930. Filha de imigrantes espanhóis que vieram para a Argentina e depois para o Brasil. Seus pais eram: Antônio Hidalgo e Cristobalina Ruiz Cabelo.

Encarnação se casou em Flórida Paulista com Artur Vallezzi no ano de 1951. No início da década de 1950 seu pai Antônio Hidalgo, esposa e 3 filhos vieram de São Paulo para o então sul de Mato Grosso, onde comprou uma fazenda localizada próximo de Campo Grande. 5 anos mais tarde, Antônio fica sabendo da Colônia Agrícola de Dourados (CAND) e convida seu genro Artur para vir morar aqui e montar loja de roupa, enquanto ele continuaria a lida no campo

No ano de 1958, Artur vem para a então Vila Brasil (atual Fátima do Sul) com a esposa Encarnação e seus 4 filhos (3 mulheres e 1 homem) e monta aqui a loja Depósito de Retalhos, localizada na Avenida 9 de Julho, perto da Praça Getúlio Vargas. Encarnação Vallezzi sempre atuou trabalhando com seu esposo e cuidando dos filhos.

Com o crescimento de seus filhos, as três mulheres foram estudar em Dourados, no primário, e depois em colégio interno na cidade de Presidente Prudente-SP, para onde o único filho homem foi mais tarde. Nessa situação, Encarnação passou a morar com as filhas por uns 5 anos, entre 1970 e 1975, em Prudente, e seu esposo Artur fazia visitas à família algumas vezes por mês, pois tinha que cuidar da loja em Fátima do Sul.

Encarnação Hidalgo Vallezzi faleceu aos 47 anos de idade, em 15 de maio de 1978, nesta cidade.