Rua do Estudante

image024

Estudantes brasileiros. www.circuitomt.com.br

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 374, de 16 de setembro de 1980, homologada pelo prefeito Samir Chafik Garib (PDS). A denominação anterior era Rua H.

A denominação desta rua foi sugerida, segundo o radialista, ex-vereador e morador antigo da cidade, Francisco Wilson Gonçalves, durante uma festa do Dia do Estudante ocorrida na Escola Estadual Senador Filinto Müller. Anos depois os estudantes desta escola fizeram uma campanha e encaminharam à Câmara de Vereadores de Fátima do Sul.

O nome desta rua, que passa ao lado de uma escola, é uma justa aos estudantes do município, estado e país, já que naquela época a situação de muitos alunos era bem mais difícil do que nos tempos atuais. Existem muitos relatos de pessoas que dizem que não tinham condições de adquirir uma roupa adequada para freqüentar a escola e acabavam deixando de estudar.

Por outro lado, naquele período os estudantes tinham uma participação muito maior em movimentos de lutas por ideias, como era o caso das organizações denominadas Grêmio Estudantil. Atualmente, os estudantes fatimassulenses dispõem de diversas oportunidades nas escolas públicas estaduais e municipais para poderem seguir no rumo de uma sociedade mais justa, por meio da educação para todos.