Rua Helena Alves Sobrinha

image026

Helena Alves Sobrinha. Fonte: acervo de Antônio Ibra.

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 404, de 9 de março de 1985, homologada pelo prefeito Hermindo de David (PDS). A denominação anterior era Rua P.

Helena Alves Sobrinha dos Santos nasceu em 11 de abril de 1929, no estado de Minas Gerais. Anos mais tarde seus pais foram embora para Araçatuba, São Paulo. Lá se casou aos 15 anos de idade com Francisco Lopes dos Santos, baiano que foi com seus pais para o estado de São Paulo. Com seu esposo foi para a cidade de Birigui, também em São Paulo, onde nasceu, em 1947, seu filho Antônio Alves dos Santos. Em seguida foram para a cidade de Santópolis do Aguapeí, município paulista próximo ao então estado de Mato Grosso. Foi em Santópolis que os pais de Francisco Lopes ficaram sabendo da distribuição de terras na região onde atualmente se encontra Fátima do Sul e assim vieram para cá.

Em Vila Brasil, chegam no dia 17 de outubro de 1957, onde seu esposo adquire uma máquina de arroz, Máquina Santo Antônio, nas imediações da atual Vila Nossa Senhora dos Navegantes. Dona Helena Aves Sobrinha sempre se dedicou ao lar e ao esposo e filho Antônio Alves dos Santos, popularmente conhecido na cidade como “Ibra”, já que era funcionário do antigo Instituto Brasileiro de Reforma Agrária, atual INCRA.

Helena Alves faleceu jovem, aos 35 anos de idade de ataque cardíaco, no dia 28 de janeiro de 1965, deixando esposo e seu filho único. Seu esposo Francisco foi embora nos anos 1980 para Campo Grande. Antônio Alves dos Santos, funcionário da prefeitura de Fátima do Sul, atuou, cedido, no IBRA e na Junta do Serviço Militar. Exerceu o mandato de vereador entre 1977 e 1982. Além disso, pertenceu ao grupo musical mais famoso da cidade Favo de Mel, o Blue Star, de 1968 a 1998, quando o grupo acabou.