Rua Nenego Gratival

image028

Fonte: acervo pessoal de Maria Aparecida Gratival de Lima.

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 482, de 27 de junho de 1986, em substituição a antiga denominação Travessa número 5, homologada pelo prefeito Hermindo de David (PDS).

Nenego Gratival nasceu no estado do Rio de Janeiro, no dia ___ de _______ de ______. Foi embora para São Paulo onde trabalhava com agricultura. Mais tarde se mudou para Bataiporã, então sul do estado de Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul. Era casado com Laura Margarida Gratival e teve 6 filhos, sendo uma adotiva (adotada em Bataiporã).

Em 19 ____ veio para Vila Brasil e passou a trabalhar com comércio (bolicho). Seu estabelecimento e sua residência se localizavam na atual rua Presidente Dutra, sub-esquina com a rua Melvin Jones. Nenego Gratival trabalhou no comércio até atingir uma idade em que já não tinha mais condições físicas para a lida diária.

Assim, com seus filhos Guilherme Gratival, Genésio Gratival e Denelúzio Gratival trabalhando com madeira, tijolo e areia, ele ficava encarregado de receber pelos produtos vendidos.

Nenego Gratival faleceu em maio de 1986, vítima de infarto. Sua filha adotiva Maria Apareceida Gratival de Lima ainda reside nesta cidade, no Jardim Cavalcante.