Rua Claudino Luiz Giasson

 

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 1092, de 27 de junho de 2012, em substituição a antiga denominação Rua Bolívia, homologada pela prefeita Ilda Machado (PR).

Claudino Luiz Giasson nasceu no dia 17 de janeiro de 1924, na cidade de Vacaria, estado do Rio Grande do Sul. Quando adulto foi embora para Santa Catarina, onde se casou com Vergínia Giasson. De lá foi para Cascavel, no Paraná, onde comprou terra para trabalhar com criação de gado.

Em 1968, Claudino Giasson vendeu sua propriedade em Cascavel e veio para Fátima do Sul. Aqui adquiriu uma porção de terra, que mais tarde daria origem ao Jardim Eliane. Essa propriedade possuía um posto de combustíveis (hoje Posto Carretão) e uma olaria. Assim, ele criava algumas cabeças de vaca para subsistência e vivia do arrendamento do posto e da olaria.

Claudino teve 8 filhos (5 homens e 3 mulheres), 6 deles nascidos em Cascavel e 2 em Fátima do Sul. Em 19……….. ele loteou sua terra para vendê-las e formar um novo bairro na cidade. O nome do loteamento Jardim Eliane foi uma homenagem a sua filha Eliane Giasson. Outra parte da terra doou para a prefeitura para que pudesse construir do ginásio poli esportiva.

Vendida sua terra, Claudino foi embora com esposa e 7 filhos para a cidade de Paranatinga, estado de Mato Grosso, onde conseguiu comprar uma fazenda. Faleceu naquela cidade no dia ……. de julho de 2001.