Rua Joaquim Ferreira de Vasconcelos

image030

Fonte: jornal Diário do Povo, 9 jul. 1995. Acervo de Claudia Capilé.

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 1097, de 27 de junho de 2012, em substituição a antiga denominação Rua Venezuela, homologada pela prefeita Ilda Machado (PR).

Joaquim Ferreira de Vasconcelos, popular Zuca, nasceu na cidade de Monteiro, estado da Paraíba, no dia 22 de março de 1921. Lá se casou, no dia 23 de junho de 1950, com Maria Luiza Vasconcelos e foi embora para Santos, São Paulo, onde arrumou emprego no porto. Em 1948, após ouvir propagandas sobre as terras da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND) veio conhecer essa localidade, gostou e voltou para Santos buscar a família.

Seu Zuca ganhou terra da colônia no atual distrito de Indápolis e mais tarde em Vila Brasil. Morou alguns anos na sede da CAND – Indápolis – e vendeu a terra de lá para habitar apenas em Vila Brasil.

Em 1958, vendeu seu sítio e veio morar na cidade, nas imediações do atual Hotel Princesa. Além da lida na agricultura, Joaquim de Vasconcelos tinha um bolicho e uma cerealista. Sua militância no Partido Social Democrático (PSD) influenciou em sua nomeação para ser o primeiro exator (responsável pela cobrança de alguns impostos do estado) de Fátima do Sul, pelo governador João Ponce de Arruda (PSD). O casal teve 3 filhos, 2 homens e 1 mulher: Jandira de Vasconcelos Cavalcante, Jairo Vasconcelos e Juraci Vasconcelos. Jairo Vasconcelos se destacou como prefeito do município de Glória de Dourados, entre 1993 e 1996, pelo PTB.

Joaquim Ferreira de Vasconcelos se mudou para Glória de Dourados em 1998, para morar com seus filhos, já que estava doente. Faleceu na mesma cidade no dia 10 de dezembro de 2006.