Rua Otávio Barbosa Villar

 

A denominação a esta rua foi dada pela Lei n. 653, de 8 de julho de 1993, em substituição a antiga denominação Rua “5”, homologada pelo prefeito Hermindo de David (PFL).

Otávio Barbosa Villar nasceu no dia 8 de dezembro de 1913, em Santana de Ipanema, estado de Alagoas. Sua família possuía fazenda naquela cidade, mas devido aos problemas de seca enfrentados por vários estados nordestinos, seus pais vieram embora para a atual Fátima do Sul, por volta de 1950, ao saber da notícia que o governo federal doava terras para formar esta região.

No entanto, Otávio Villar não veio para cá juntamente com seus pais e com sua esposa Maria José Villar resolveu ir para Santos, São Paulo, onde passou a trabalhar no porto daquela cidade. Lá trabalhou e juntou dinheiro e mais tarde, após diversos convites de seu pai e de Joaquim Domingos dos Santos, sogro de seu irmão, veio para Vila Brasil e também ganhou terra, pois uma de suas paixões era o trabalho com criação de gado e cavalo. Um dos critérios para que o colono pudesse ganhar um lote era ter família, era o caso de Otávio.

Aqui Otávio Villar se destacou, pois além de trabalhar nos 2 lotes que adquiriu, lidava com a compra e transporte de cavalos e mulas que eram vendidos a colonos da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND).

Tempos depois, Otávio vendeu seu lote e se mudou para a atual Vila Nossa Senhora dos Navegantes, onde montou um açougue.

Otávio Barbosa Villar faleceu de forma trágica. Deprimido, suicidou-se com um tiro de espingarda no peito, no dia 18 de setembro de 1986.